segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Livro de Jonas (Introdução)

"Jonas tinha um problema: ele não conseguia em boa consciência obedecer os comandos de Deus. 
Para entender a luta de Jonas, quem sabe ajudaria se colocássemos a missão dele num contexto contemporâneo. (Jonas 1.2) "Jonas, levante-se e vá até a Al Qaeda, e pregue contra eles, porque a sua maldade subiu até a minha presença.Deus disse a Jonas que fosse a Nínive, cuja se localizava onde hoje é o norte do Iraque, nos subúrbios de onde hoje é Mossul. Os Assírios que vivam naquela grande cidade eram os mais temidos terroristas daquela época. E eles odiavam Israel! Coloque dessa forma e talvez nós nos simpatizemos com Jonas. Nós provavelmente teríamos fugido dessa tarefa também! Conforme nós estudamos esse curto livro nós veremos o quão relevante este drama é para a situação do mundo atual. Como para Jonas, Deus tem um chamado para nossas vidas. Nós estamos ouvindo? Estamos dispostos a ir onde quer que Ele nos envie em obediência? Ou nós vamos fugir e fazer um cruzeiro pelo Mediterrâneo?

[...]Nós gostamos de soluções rápidas. [...]Nós preferimos missões de curto período de tempo em vez de um comprometimento a longo prazo. Melhor ainda, nós preferimos fazer missões a uma distância segura. Nós preferimos o uso de bombas que atingem a qualquer alvo determinado - exceto corações e mentes dos homens. Mas são corações e mentes que nós devemos tocar se queremos ter qualquer chance de vencer essa batalha espiritual. 
Agora eu preciso te avisar - o estudo do livro de Jonas é perigoso. Eu acredito que o livro de Jonas oferece soluções radicais para os problemas de hoje. Eu estou falando sobre a ameaça do terrorismo, o desafio do extremismo muçulmano, até mesmo as mudanças culturais ocorrendo com imigrantes de países islâmicos. Você pode não gostar de tudo que lê. Você provavelmente não vai concordar com tudo algumas vezes. Mas eu espero que você não deixe essas palavras de lado na frustração. Em vez disso, pense nelas e ore. O estudo do livro de Jonas é cheio de questões que me desafiam. Eu espero que eles desafiem você também. Eu admito ter mais perguntas do que respostas. Perguntas que me forçam, que nos forçam a fazer algumas escolhas. A consequência das nossas decisões podem afetar o futuro do nosso mundo."  Irmão André do Portas Abertas

Nenhum comentário:

Postar um comentário